----------------------------------------------------------------------------------------
Comente... Para quem escreveu o texto original e está recebendo um feedback das suas ideias. Para quem leu e desenvolveu mais um pouco a ideia escrevendo algo. Para quem visita o blog e se encorajar a fazer o mesmo!

Por isso, comente! Exprima-se!!!
----------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Até gostei da ideia...

Estava hoje na minha espera infindável na ex-Direcção Geral de Viação - Porto (uma espera que acabaria por ser uma autêntica maratona de 4 horas e meia), tive a oportunidade de consultar um jornal gratuito, em que no mesmo mostrava uma notícia avançada pelo Diário de Notícias.

A notícia relata sobre a possível criação de um «movimento de oposição interna» dentro da Ordem dos Médicos, encabeçada por Carlos Silva Santos.

E porque gostei da notícia?! Por esta razão da criação do movimento, que passo a citar: "Assumindo o seu descontentamento perante aquilo que consideram "a desacreditação total" da Ordem, (...) lhes seja reconhecido formalmente dentro do organismo o "estatuto de oposição"."

Quantos de nós não fartamos de exigir, reclamar, opinar, etc... sobre a actual Ordem dos Enfermeiros?! Tivemos o exemplo da classe profissional dos Enfermeiros na Finlândia, este é mais um possível (desconheço possíveis resultados, mas sempre é um avanço).

Mais, ao contrário do que a OE diz, a OM já lhe cabe discutir "as carreiras médicas, os estatutos da OM, o código deontológico e o Serviço Nacional de Saúde." Ora, para a Sra. Bastonária Maria Augusta de Sousa, cabe ao sindicatos discutir remunerações e carreiras; os estatutos segundo ela é como ela bem entender; e o SNS... bem, viu-se como ela bem debateu sobre este assunto na RTP.

Continuando com a notícia, o movimento da oposição pertende ser " uma participação através de um mecanismo inovador inspirado nas instituições políticas: "O estatuto de oposição." "Queremos ter um espaço físico de trabalho para nos reunirmos e queremos ser parte activa nos debates", acrescenta o professor da Escola Nacional de Saúde Pública."".

Será possível criar um movimento deste dentro da OE?! Lá se ia o domínio e poderio da Enf. MAS.

Enfim, não procuro aqui a ideia de copiarmos este grupo, mas bem que seria bem-vinda para nós a existência de tal grupo.

Podem consultar a notícia na integra aqui.

0 comentários: