----------------------------------------------------------------------------------------
Comente... Para quem escreveu o texto original e está recebendo um feedback das suas ideias. Para quem leu e desenvolveu mais um pouco a ideia escrevendo algo. Para quem visita o blog e se encorajar a fazer o mesmo!

Por isso, comente! Exprima-se!!!
----------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Preferência regional - sim ou não?

Caros leitores,

numa noite de convivência social entre amigos, desempregados à procura de primeiro emprego, surgiu um tema que considero pertinente. Nos concursos públicos, aqueles que vemos quase todos os dias publicados nos diversos jornais, quase todos referentes a reservas para enfermeiros, deveria ser critério de selecção a preferência regional, tendo em conta a residência do candidato?!
Desta dúvida inicial, surgiram várias opiniões / propostas, que passo a referir:

1) Ser critério de selecção major;
2) Ser critério de desempate;
3) Atribuir uma percentagem das vagas disponíveis a preferência regional (a exemplo do acesso ao ensino superior em algumas faculdades/instituições;
4) Criar um contingente especial para os candidatos próximos num raio de X quilómetros, e assim, criar um concurso independente para estes.
5) Preferência regional implica discriminação do acesso ao trabalho.

Bem, eu sou da opinião que deveria haver preferência regional, na opção 3. É preciso ter em conta a estabilidade de vida do candidato.

Que acham deste assunto?!

4 comentários:

"Atleta...;)...." disse...

Olá
Desculpa mas penso que essa visão é um bocado a olhar para o próprio umbigo, não achas? Na primeira vez que concorri a Enfermagem, fiquei de fora... devido às preferências regionais! E como eu, muitos mais ficaram!!
Depois se fores de uma terrinha com um pequeno hospital... a preferência regional não te dá em nada...
Os hospitais tem que começar a cumprir a lei... renovar contrato com prespectiva a entrar para o quadro e não como uma contagem decrescente para o desemprego...
Gosto do teu cantinhho, volta e meia passo aqui! Abraço

PS disse...

Bem, só comentei um assunto que foi discutido entre amigos. :D
Mas sempre sou a favor de preferência regional, para por exemplo, 10% de vagas.

A partir de hoje, este espaço irá estar mais actualizado. Estive fora, logo, o pc não escreve por mim.

Abraço. E obrigado pela visita.

"Atleta...;)...." disse...

Penso que me expressei mal... a preferência regional pode ser um "pau de dois bicos", por um lado pode trazer estabilidade pessoal ao enfermeiro mas também pode empurrar os enfermeiros oriundos de meios mais afastados, ditos rurais de poderem presseguir os seus sonhos.
Quantos de nós, tendo hospitais e emprego perto de casa, optamos por partir para uma realização profissional, para um hospital em que determinado serviço nos preencha mais...
Espero que que realmente passes mais pelo teu cantinho...da minha parte já sabes... volta e meia passo cá!! Abraço

Anónimo disse...

Eu concordo com a opção número 5....A preferência regional é discriminação pura!!
Eu tive a sorte de ser a penúltima pessoa a entrar na minha turma... e devido à preferência regional!!! Fui priveligiada, mas para isso outras pessoas prejudicadas... Não está certo, se tirarm melhores resultados do que eu, teriam direito ao seu lugar...
Agora, na minha realidade profissional, trabalho no privado e de certo que um dos factores que pesa na escolha de profissionais é a sua residência, mas acho que isso está errado!
Quando falas em concursos, ainda acho pior!! O que deve pesar é o currículo de cada um e não onde nasceu ou mora! Não faz sentido e só traz lugar a mais cunhas, que são a realidade de hoje na nossa profissão, mesmo em concursos ditos "públicos". Para não falar que ninguém pede um atestado de residência, podes sempre dar a morada de um amigo ou familiar... ridículo...!
E aqui está mais uma opinião! ;)
Tens qui um bom blog, continua!
Já ag, tb me formei na mma escola que tu, mas pólo AG...
Cumprimentos