----------------------------------------------------------------------------------------
Comente... Para quem escreveu o texto original e está recebendo um feedback das suas ideias. Para quem leu e desenvolveu mais um pouco a ideia escrevendo algo. Para quem visita o blog e se encorajar a fazer o mesmo!

Por isso, comente! Exprima-se!!!
----------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 15 de dezembro de 2007

Legislação contra publicidade online enganosa entra em vigor

Entra hoje em vigor um conjunto de novas regras que limitam a actuação dos anunciantes e as mensagens menos claras que procuram incentivar a compra de determinado bem ou serviço.

As novas regras são abrangentes e prevêem um conjunto de situações, onde se inclui a comunicação online, nomeadamente a comunicação dirigida a crianças que procura convencer os mais novos a influenciar a decisões de compra dos pais. No documento que dá conta da entrada em vigor das novas regras, a Comissão Europeia encara este tipo de acções como iniciativas que recorrem ao "poder da insistência" para atingir os seus objectivos.

Neste leque de acções publicitárias que a CE quer limitar encontram-se ainda outros tipos de publicidade, muitas vezes veiculada via Internet, mas concretizadas no mundo offline, como a "publicidade-isco a sistemas em pirâmide, publi-reportagens e falsas alegações em matéria de capacidades curativas, utilizadas contra os consumidores", exemplifica o documento.

Outra questão importante, salvaguardada pela Directiva de Maio de 2005, tem a ver com a língua dos serviços pós-venda. A Directiva entende como ilegal o facto de uma empresa dar a impressão errónea de que terá capacidade para fornecer serviços de pós-venda ao cliente na sua língua, quando depois não tem capacidade para o fazer. Também nesta área é prometido um maior controlo e medidas punitivas.
In Tek.

5 comentários:

Ena Rot disse...

Obrigada pelo prémio "Diz que não é um mau blog" e Boas Festas!

http://cuidar.blogs.sapo.pt/

Unknown disse...

Boas Festas.

Rosa Silvestre disse...

Feliz Natal e um Ano de 2008 muito melhor!

Freethought disse...

Feliz Natal e tudo de bom para 2008.

Um grande abraço

Blogger de Saúde disse...

Boas entradas em 2008