----------------------------------------------------------------------------------------
Comente... Para quem escreveu o texto original e está recebendo um feedback das suas ideias. Para quem leu e desenvolveu mais um pouco a ideia escrevendo algo. Para quem visita o blog e se encorajar a fazer o mesmo!

Por isso, comente! Exprima-se!!!
----------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Por falar em mudança...

Muitos de nós navega na Internet sem se preocupar como ou por onde navega. Verdade?! Penso que sim. E muitos de nós usa o Internet Explorer 6.0 ou 7.0, seja pelo hábito, seja por já vir instalado no sistema operativo Microsoft Windows, seja por ignorância/desconhecimento de outros browsers. Certo?!

Ora, este texto aqui surge no facto de estar neste momento a instalar um browser denominado Mozilla Firefox, num computador à parte, pelo simples facto de necessitar mais do que aquilo que o IE tem para me oferecer.
Não pretendo fazer publicidade ao Firefox (Fx), mas apenas demonstrar como perder apenas 5 minutos do nosso tempo frente ao computador e tornar a nossa navegação mais adequada e personalizada ao nosso gosto. Gostaram da ideia?! Óptimo.

Então, o que tem o Fx tão de especial?!
Instalado de base, e sem grandes configurações, o Fx em quase tudo se assemelha ao IE (um ponto positivo para a mudança). A grande vantagem do Fx é que é possível instalar extensões de modo a personalizar e melhorar em muito a nossa navegação. Exemplo: Sem muito esforço, e navegando por outras páginas, estou a escrever este post utilizando para isso a extensão ScribeFire. Mas já lá vamos às extensões.

Mozilla Firefox
(inicialmente conhecido como Phoenix e, posteriormente, como Mozilla Firebird) é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foudation com ajuda de centenas de colaboradores. O Firefox actualmente inclui bloqueador de janelas pop-up, navegação através de separadores, favoritos dinâmicos (marcadores activos), suporte a alguns dos padrões web, actualização automática, a possibilidade de instalação de extensões para adicionar recursos, além da possibilidade de escolher entre temas(skins).

O Firefox é bastante personalizável. Através de extensões, os utilizadores podem agregar novas funções, como gestos do rato, bloqueio de
publicidade, ferramentas de verificação, ampliação de imagens, cliente de chat IRC e calendário.

Na instalação do Fx que efectuei, instalei as seguintes extensões, por considerar as mais relevantes para a minha utilização (existem quase 2000 extensões disponíveis, e só consultei até à página 10 do total de extensões):
Tabscope, Scribefire, PDF Downloader, Noscript, Download StatusBar, CustomizeGoogle, Dicionário para Português (tipo correcção automática do Office Word), Adblock Plus e seu Updater.

Qual a relevância para quem visita este blog? Para que possam navegar na Internet da melhor maneira possível. Querem um exemplo? Para quem costuma ler muitos blogs, existem muitas extensões que facilitam essa leitura. Até podem personalizar e melhorar a página do Google!

Deixo aqui a recomendação. Experimentem e depois comentem aqui as diferenças. :D

Sites consultados:
Site oficial do Firefox - http://www.mozilla-europe.org/pt/products/firefox/
Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox


0 comentários: