----------------------------------------------------------------------------------------
Comente... Para quem escreveu o texto original e está recebendo um feedback das suas ideias. Para quem leu e desenvolveu mais um pouco a ideia escrevendo algo. Para quem visita o blog e se encorajar a fazer o mesmo!

Por isso, comente! Exprima-se!!!
----------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 9 de dezembro de 2007

Porque é Domingo...



Ao Domingo, como de costume, leio o Jornal de Notícias (nada de publicidade).

Talvez por ser neste dia que se faz o resumo da semana que está a acabar e antecede alguns acontecimentos da semana que se aproxima. É também, talvez, o jornal mais lido em todo o país (apenas deduzo tal, sem recorrer a estatísticas), também por ser Domingo. É também um dia de paz, reflexão e leitura mais atenta. O que quero dizer: quase todas as pessoas lêem o jornal com calma e atenção. Isto é, fica no consciente e inconsciente.

A acrescentar, todos sabem o poder da comunicação social, em que se enquadra os jornais, na concepção e evolução /desenvolvimento da imagem social, quer de pessoas, quer de classes profissionais. (Quem leu o JN de 9/12/2007, já percebeu sem ler mais do que vou falar.)

Tudo normal, um dia como os outros, não fosse o facto de, na página 8 e 9 (incluindo publicidade e outra notícia à parte), vir uma notícia/entrevista sobre os candidatos a bastonários à Ordem dos Médicos. Até nisto, muito bem.

O que está mal?!
A única «coisa» que refere às eleições da Ordem dos Enfermeiros é uma publicidade referente à Lista A para a Secção Regional Norte na secção dos Avisos dos Anúncios. Está mal, porque sendo no Domingo um dia privilegiado de notícias e resumos, não vir igualmente uma entrevista aos três candidatos a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.

Porque é assim que se modela a imagem social de uma classe profissional!!!


Voltando às páginas 8 e 9, atendendo às técnicas de escrita e leitura (penso que todos sabem mais ou menos), o que salta mais à atenção numa notícia?!

Primeiro, o título "Três candidatos contra um ministro". Depois o sub-título "Três candidatos disputam uma das ordens mais influentes do país / (...) quando todos se opõem à politica do Governo". Logo no início do texto: "Uma das classes mais prestigiadas e poderosas do país vai a votos quarta-feira".

Assim se mostra à sociedade uma classe profissional, assim se constrói positivamente (não só) a imagem social de uma classe profissional.

Desconheço o que possa ter surgido noutros jornais, mas o que tenho visto, é reclamações/críticas às eleições da Ordem dos Enfermeiros. O que influencia negativamente junto da sociedade a imagem social e reputação que os Enfermeiros têm.

Conclusão, a Ordem dos Enfermeiros tem previsto nos Estatutos a defesa da imagem social, e tal não cumpre ou ignora. Viu-se uma OE sem razões ou argumentos contra as politicas do Governo. Como se tudo estivesse bem.

Nota à parte, na referida entrevista aos candidatos, todos eles referem a luta e negociação, em parceria com os sindicatos, da carreira médica. A actual Bastonária vem sempre com o mesmo discurso: Isso não é competência da OE. É dos sindicatos.

Só gostaria de ver uma Ordem dos Enfermeiros interessada pela defesa dos seus membros, a todos os níveis. Uma defesa pública! Mostrar à sociedade que defendemos o que é nosso.

Porque, no fundo, só mostramos que somos uma classe profissional desunida, em que cada um olha por si e chega.

E chega assim ao fim a minha opinião versão desabafo desiludido com a OE.

Abraço.

Curiosidade: Vão a www.google.pt, façam uma pesquisa com os termos eleições+ordem. Vejam onde aparece a palavra enfermagem. Em nenhum de notícias ou afins.

Link da notícia: http://jn.sapo.pt/2007/12/09/nacional/tres_candidatos_contra_ministro.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Diz que até não é um mau blog

http://detalhesepormenores.blogspot.com

Um abraço

Anónimo disse...

O meu muito obrigado pelo "Diz que até não é um mau blog". Fiquei a conhecer o seu sítio e gostei imenso. Obrigado por divulgar um espaço sobre a nossa nobre profissão.

Resta-me desejar felicidades e sorte para o (imenso) trabalho que o blog requer.

Miguel

http://visaoenfernaldacoisa.blogs.sapo.pt